Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança obra "Rua da Glória" de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

EDUFPI lança obra "Rua da Glória" de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Mesa de honra do lançamento do livro Rua da Glória

A obra "Rua da Glória" de autoria do geógrafo e literato, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, foi lançada na noite dessa quarta-feira (01), pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). O lançamento aconteceu no Salão Poti, do Blue Tree Hotel, em Teresina.

O Prof. Dr. Fonseca Neto, Chefe do Departamento de História da UFPI e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, iniciou a cerimônia de lançamento da Coleção "Rua da Glória" concedendo o título de Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense ao professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro.

Solenidade aconteceu no Blue Tree Hotel

Fonseca Neto explicou que o título escolhido para nomear os livros "Rua da Glória" faz referência ao nome da rua em que Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro nasceu e viveu até os dezoito anos.

Coletânia "Rua da Gloria"

A coletânea relata as vivências da família de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro entre os meados de 1850 e 1950. As histórias foram compiladas em quatros volumes, reunindo crônicas, painéis e narrativas repletas de imagens fundamentadas em documentos históricos, na memória e no modo de vida de personagens que viveram em Teresina durante o período provincial.

Prof. Dr. Carlos Augusto Monteiro

O Professor Carlos Augusto agradeceu o apoio da Universidade Federal do Piauí na edição da sua obra. "Antes de tudo pediria à benevolência do público aqui presente para descontar a aflição de uma pessoa de 88 anos que está enfrentando uma emoção extremamente forte, a volta a minha terra natal da qual eu nunca me esqueci, e rever amigos, parentes, autoridades da minha terra, isso dá uma fraqueza muito grande nesse piauiense que sempre teve orgulho de ser piauiense", afirmou.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Na ocasião, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, mostrou-se encantado com a história da obra do Geografo Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro. "Como Reitor da UFPI, sinto-me bastante satisfeito em estar aqui presenciando o lançamento dessa coleção com o selo da EDUFPI. Acho que a Universidade está prestando uma homenagem muito merecida ao ilustre cidadão piauiense", destacou.

O Reitor também destacou que a Editora da Universidade Federal do Piauí tem contribuído com as publicações de artistas piauienses. E acrescentou que a EDUFPI é uma oportunidade para divulgar as obras de autores piauienses por todo o Brasil.

Amigos, pesquisadores e autoridades prestigiam o lançamento do livro Rua da Glória

Sobre o autor:

Notável conhecedor do clima e das intervenções humanas no meio ambiente brasileiro, buscando aprimorar e aproximar as teorias de Geografia com Filosofia, Artes, Poesia e Literatura, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, completou em março 2015, 88 anos. Ele Nasceu em 1927 em Teresina - Piauí. E é licenciado em Geografia e História na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, com complementação na Universidade de Paris (Sorbonne).

Em 1950, estagiou na França e trabalhou no Conselho Nacional de Geografia, do IBGE. Nas décadas de 1950 e 1960, foi docente da Faculdade Catarinense de Filosofia, atual UFSC, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual Unesp, e do Instituto de Ciências da Universidade de Brasília.

Em 1955 começou, em Florianópolis, sua carreira no magistério superior como responsável pela cadeira de Geografia Física na antiga Faculdade Catarinense de Filosofia. Em 1958, foi convidado a ser o coordenador da elaboração do Atlas Geográfico de Santa Catarina, obra pioneira no Brasil.

Em 1987, se aposentou como Professor Titular da Universidade de São Paulo, a partir da qual participando em eventos, seminários, congressos, fóruns de debate, entre outros.

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro é Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Atualmente reside em Campinas.

Contribuições

Ao longo de sua carreira destacam-se algumas contribuições. Para a análise rítmica e à climatologia geográfica, destacam-se sua tese de livre-docência - Teoria e clima urbano (1975), defendida no Departamento de Geografia da USP, e também sua tese de doutorado A frente polar atlântica e as chuvas de inverno na fachada sul-oriental do Brasil, defendida na mesma instituição (1967). É autor, entre outras obras, de A dinâmica climática e as chuvas no estado de São Paulo: estudo geográfico sob a forma de atlas (1973), O clima e a organização do espaço no estado de São Paulo: problemas e perspectivas (1976), Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico (1991), Rua da Glória e Tempo de Balaio (1993), Geossistemas: a história de uma procura (2001), Clima urbano (2002), O mapa e a trama: ensaios sobre o conteúdo geográfico em criações romanescas (2002), Geografia sempre: o homem e seus mundos (2008) e O cristal e chama (2013).